Resolvendo Problemas no Touchscreen


Na matéria de hoje  vamos falar sobre Touchscreen e aprender como efetuar as devidas correções em tablets com processadores da Wondermedia WM8650. O primeiro ponto a ser abordado é que existem hoje no mercado dois tipos de tecnologia para dispositivos portáteis: A tela resistiva e a capacitiva, sendo a primeira mais barata e acessível (porém devido a China os preços estão quase ficando iguais).

Tela Resistiva é aquela que funciona como um resistor, como o própio nome diz. Ao pressionar a superficie, a primeira camada toca na segunda camada e então uma corrente eletrica passa entre os dois, que impõem uma certa resistencia e a depender desta resistencia ser maior ou menor, o software calcula a posição XY do toque. A desvantagem é que esta tela só responde a pressão tendo uma sensibilidade inferior a tela capacitiva e possui uma placa de vidro que se quebra fácil em caso de quedas, por outro lado é barata e de manuseio fácil.

A Tela Capacitiva funciona como um capacitor. Ela forma uma capacitância ao emparelhar com o dedo humano ou outra superficie semelhante aonde o acumulo de cargas eletricas ocorra, por isso pressão não precisa ser grande. Ela também tem vidro em sua composição, porém é um pouco mais resistente, no entanto precisa de um controlador mais complexo para processar seus sinais. Muitas vezes este vem montado direto no cabo flat da tela, ou seja se danificou a tela, o controlador automaticamente vai junto, e terá que vir na nova.


Para nós interessa a tela resistiva que equipa a maioria dos tablets da China e custam menos de 100,00 dólares. Muitos leitores aqui do site possuem estes aparelhos, e ao efetuarem uma atualização daqui ou de outro site ou forúm da internet acabam perdendo a função Touchscreen. Isso se deve ao fato de que, apesar de semelhantes externamente, estes tablets sofrem revisões constantes dos fabricantes Underground da China, que refazem e otimizam o projeto da placa mãe como novos componentes com objetivo de redução de preço.  Existe um componente que é conhecido como CODEC, pelo fato que ele processa tanto o aúdio quanto o Touchscreen em tablets com arquitetura embarcada do WM8650 e alguns outros. Geralmente este circuito integrado é fabricado pela Wolfson, e existem algumas variantes do mesmo, que são empregados em diferentes projetos de tablets ou sistemas embarcados.

Uma dica que pode resolver a dor de cabeça para muitos com tablets deste tipo, é simplesmente utilizar um arquivo “env_uboot“ compativel com seu CODEC. Como não sabemos qual é o o do leitor, vamos deixar aqui o  download para mais de 100 tipos de configurações do “env_uboot” para serem testados e utilizados:

1) Baixe o pacote

2) Escolha somente um arquivo

3) Copie ele para seu desktop e renomeie para “env_uboot”

4) Abra a pasta “Firmware_Install > Env” da ROM que o Touch não funciona

5) Remova o arquivo que está lá e coloque o novo

6) Efetue a instalação normalmente do sistema e veja se funciona o Touch

7) Se não funcionar, repita os passos acima até que funcione.

Não vamos nos estender em mais detalhes técnicos para que a leitura não fique pesada para este site que é de utilidade publica a todos. Só pedimos que a partir deste artigo entendam que a relação do tablet com o Android que é um sistema Linux, é mais complexo do que se imagina. Acontece hoje uma alusão do que ocorreu com os primeiros IBM PCs e os sistemas operacionais: Não havia um padrão, cada qual escrevia o seu software e seus drives, o que só foi padronizado com o sistema Windows. Hoje o Android é aparentemente um padrão, mas a cada hardware que é lançado cada fabricante tem que adaptar o Android ao seu Hardware.



Todos os links para downloads foram atualizados em 04/2016, caso algum link esteja "quebrado" por favor nos informe no comentário para que possamos resolver.

ATENÇÃO: Vale sempre apena lembrar que o uso incorreto do pacote de atualização pode apagar os arquivos do seu aparelho. Antes de qualquer coisa sempre faça o backup do seu cartão de memória caso algo de errado. Não nos responsabilizamos pela a perdas de dados.  

Comentários

Postar um comentário