Atualizando seu Motorola Spice XT300 Para Torná-lo mais Rápido.

Recentemente ganhei de presente um Motorola Spice XT300. Ele é um smartphone de entrada, ou seja, não  recomendável para usuários hardcore, mas uma boa opção para quem está entrando no mundo dos smartphones.
Para um simples  nerd  que utilizava um “dumbphone”, ter um celular com Android me deixou bastante feliz, tanto pela gama de opções de apps (aplicativos) como pela versatilidade de um sistema altamente customizável.

Bom, não sou “técnico” ou coisa assim, mas gosto bastante de fuçar e descobrir coisas nos aparelhos eletrônicos, como customizar, desmontar, fazer testes de benchmark, overclock no PC e coisas do tipo. Assim, resolvi fuçar e buscar informações sobre o meu XT 300.
O Motorola Spice XT 300 foi o primeiro smartphone criado no Brasil, consequentemente, pelo que sei, é vendido apenas no nosso país.

Qual o problema disso? Não existem apps desenvolvidos especificamente para XT300 no android market, penso que também não há interesse da Motorola em disponibilizar uma atualização para a versão do android 2.2, já que o celular é vendido só no Brasil.

Quando liguei o telefone,  notei que ele era um tanto mais lento que o Milestone da minha noiva, além de não ter disponível a atualização para o Android 2.2, rodando apenas o 2.1 e com uma série de dificuldades para rodar jogos clássicos  como o Angry Birds (não rodava) e Cute The Rope.



Pesquisando na internet vi muitas reclamações sobre o XT 300 em termos de velocidade, mas também descobri  algumas formas de tornar o desempenho do Spice um pouco melhor. A primeira delas é que existe uma atualização da Versão de Banda de Base do celular,  disponibilizada no site da Motorola e que dará uma boa melhorada no seu Spice, inclusive, você conseguirá rodar os jogos mencionados.

Primeiramente tenha certeza de que quer efetuar a atualização e que é capaz de seguir o tutorial rigorosamente, pois ao tentar atualizar, você corre o risco de ter algum problema no seu Spice e ele nem se quer ligar mais (caso você faça algo errado), portanto, se quiser seguir o tutorial, você está por sua conta e risco e não me responsabilizo por eventuais danos causados ao seu celular. Apesar do alerta, não se assuste (se é que isso é possível depois do que eu disse haha), pois o procedimento é bem simples.
Importante: A atualização apaga todos as configurações, apps  e demais arquivos contidos na memória do celular, portanto, faça backup  antes de proceder com a atualização.

VAMOS AO QUE INTERESSA

1 –  A primeira coisa a ser verificada é se você não possuí a versão SESLA_U3_01.72.0 instalada no seu Spice. Para isso, aperte o botão “menu” do seu celular, toque na opção “configurações” e em seguida na opção “sobre o telefone”. Feito isso, verifique a versão da banda de base do seu celular e se você tem uma versão anterior a que mencionei acima, caso seja a mesma versão, não é recomendável seguir este tutorial. A tela que você deve verificar é esta logo abaixo, devendo prosseguir somente se sua versão não for a que é mostrada na imagem:
Nesta screenshot o celular já está atualizado para a versão mencionada
2 – Entre no site da Motorola clicando aqui. Ao lado de “Selecionar”, escolha RETAIL, em seguida, mais abaixo, escolha seu modelo de celular (Spice no nosso caso). Depois clique no botão de play com a cor alaranjada.
Ali o botão de play alaranjado e como deve ficar selecionada cada opção para baixar o software de atualização.
Depois de clicar no botão alaranjado aparecerá a seguinte “tela”:
As opções circuladas nesta imagem, devem ser seguidas na sequência para que o download do software seja iniciado
Deixe selecionado conforme na imagem acima “Li a etapa 3 sobre mídia de terceiros” e clique no botão alaranjado para iniciar o download do ”motorola software”, efetuado o download é só abrir  o arquivo  e seguir as instruções de instalação.

Presumindo que você realizou a etapa de instalação do software de atualização e já tem em seu computador os softwares do Motorola Spice instalados, bem como um cabo USB para ligar o aparelho ao PC, vamos ao próximo passo.

3 – Remova o cartão SD do seu celular e o chip SIM, embora o software de atualização indique que deve haver um SIM no celular, o que encontrei na internet é que o SIM deveria ser removido. É recomendável que você esteja com a bateria totalmente carregada para efetuar a atualização. Conecte seu Spice na porta USB do computador, abra o Software Update e deixe que ele reconheça seu Spice (você pode enfrentar alguns problemas para que o celular seja reconhecido, mas tente mais vezes, alterne entre abrir o software primeiro e conectar o celular depois), caso ele não reconheça o celular, desinstale e reinstale os drivers do celular novamente, para algumas pessoas isso funcionou, o que não foi o meu caso.

Comigo o Software Update não reconheceu corretamente o Spice e dava uma mensagem de que não havia atualização para ele, sendo que minha versão de firmware (versão da banda de base)  não era   SESLA_U3_01.72.0, e sim uma anterior. Para quem estiver com o mesmo problema, mais a frente darei instruções para uma forma alternativa de atualizar o seu celular e que funcionou comigo. Se você não teve este tipo de problema, siga com o próximo passo.

Obs: Um fato interessante é que após eu aplicar a atualização de forma manual,  o Motorola Software update passou a detectar o celular corretamente.
Motorola Software Update tentando detectar o celular.
4 –   Se o seu Software Update reconheceu o celular, basta avançar com o procedimento de update, seguindo as instruções do software, confirme  e aguarde até que termine. Seu celular  reiniciará automaticamente, agora com a nova versão da banda de base.  Será possível notar alguma diferença na velocidade e suavidade de “rolagem” da tela ao usar o touchscreen do aparelho.

FORMA ALTERNATIVA PARA ATUALIZAR SEU SPICE 

Bom, li vários relatos de pessoas que conseguiram atualizar da forma que ensinei anteriormente, mas no meu caso não deu certo. Então vamos ao passo a passo de como atualizar manualmente. Esta forma foi a que usei e deu certo. Vamos aos passos:

1 – Reze bastante, tenha paciência e seja uma boa pessoa (brincadeirinha =P)

2 –  Faça download do RSDLite aqui. Com este programa você aplicará o update manualmente.  Instale o programa, não há segredos, apenas  siga as instruções do instalador.

3 – Baixe a atualização  SESLA_U3_01.72.0 aqui. Esta é a rom de atualização que será aplicada, você tem que descompactar dentro de uma pasta para depois selecionar quando for o momento.

4- Opcional: Se você não possuir os drivers do Motorola poderá baixar aqui. Não instalei estes drivers, portanto, não posso dizer se funcionam bem, já que não precisei instalá-los.

5 – Remova o cartão SD e o chip SIM da operadora.

6-  Conecte o celular na porta USB do computador e abra o RSDlite. Se tudo estiver certo você verá o celular detectado como na imagem a seguir:
Deverá aparecer que o seu celular está conectado.
O Motorola Spice é um tanto chato para se conectar pela USB e ser reconhecido pelo computador. Se o RSDlite não detectar o seu celular você pode tentar reconectar o celular mais vezes, mas se nem isso resolver, aperte o botão “menu” do celular, vá na  aba “configurações”,  ”aplicativos”, depois “Desenvolvimento” e ative a depuração USB, tente conectar o celular novamente. Eu precisei fazer isso algumas vezes, ativar/desativar a depuração e reconectar o celular até que o RSDlite conseguisse detectá-lo.

7 – Selecione com um clique do mouse aquele “quadrado” com três pontos que fica antes do botão Start, vá na pasta em que você descompactou os arquivos da rom de atualização  SESLA_U3_01.72.0 e. Se você fez tudo certo vai encontrar um arquivo com extensão sbf que deverá ser adicionado, conforme a figura a seguir:
É só adicionar o arquivo.
Agora clique em Start para começar a atualização e aguarde até que termine. O celular ficará com a tela azul e uma mensagem escrita: “flashing Android System”.
Depois disso é só clicar em start e aguardar.
Após a atualização o celular vai reiniciar e rodar já atualizado, será possível verificar que o desempenho deu uma melhorada, e ainda, será possível rodar jogos como Angry Birds e Cute The Rope.

Esta forma de atualização foi a que utilizei e funcionou muito bem aqui. Agora meu Spice está bem próximo do desempenho que vejo no Milestone da minha noiva. Consigo rodar vários apps que eu não conseguia rodar antes, além de que houve uma melhora em outros que rodavam muito mal.

Bom, vou ficando por aqui, dependendo da repercussão deste post, farei outros dando dicas de aplicativos e melhorias que você pode fazer no seu Motorola Spice XT300.

Google +

Comentários

  1. FUI ATUALIZAR O MEU QUE ESTAVA COM A VERSAO ANTERIOR A ESSA QUE VOCE CITOU E DEU QUE NAO TINHA ATUALIZACOES DISPONIVEIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,

      Bom você deve ter tentado pelo site da Motorola, caso queira fazer essa Atualização faça no processo manual siga o tutorial FORMA ALTERNATIVA PARA ATUALIZAR SEU SPICE que esta nesse artigo mesmo.

      Caso faça isso poste aqui depois o seu resultado.

      Boa Sorte !!!

      Excluir
    2. pocha cara fui fazer no manual deu zebra tive que manda para assistencia tecnica aff!

      Excluir
  2. Fiz a atualização manual e funcionou perfeitamente. Porém, como vejo a versão do Android que está rodando nele?

    ResponderExcluir
  3. No meu RSDlite quando vou instalar, o status fica como failed flashing process e eu não consigo instalar. Sabe como solucionar?

    ResponderExcluir
  4. cara eu fiz o manual e o celular n kis mais liga cara como resolvo issu ?

    ResponderExcluir
  5. Cara tem uma versão mais atualizada? Deu tudo certo, mas queria uma versão do Android melhorada! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo no momento não temos nenhuma versão atualizada.

      Mais siga nosso blog e assine no Feed RSS para saber mais sobre novidades do assunto.

      Abraço !!!

      Excluir
  6. links off ROm aki: http://www.4shared.com/file/-f1fWa4b/XT300_U3_01720.html?aff=7637829
    RSDlite aki: http://www.mediafire.com/?58l1ccehswstcwy
    Abrass ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,

      Obrigado por nos comunicar, já arrumamos os links.

      Abraço !!!

      Excluir
  7. fiz todo processo manual pediu pra ligar manualmente o telefone deu 100% mas nao liga e agora???

    ResponderExcluir
  8. Já é a segunda vez que caio nesse conto, sempre que atualiza pelo RSD LITE o celular estraga e tem que ir pra assistencia, não façam isso!!! E não tem suporte pois a placa estraga e nao tem como recuperar apenas trocando por outra!!!

    ResponderExcluir
  9. Cara o site dos driver nao ta indo, passa o link ai?

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo,

    Os links foram atualizados, obrigado por nos comunicar.

    Abraço !!

    ResponderExcluir
  11. ola, fiz toda a atualização pelo RSD live, o telefone desligou e não está ligando mais! Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  12. Caro,

    Então se eu já tenho a versão SESLA_U3_01.72.0 no meu Spice, quer dizer que não é possível deixá-lo mais rápido? Fiz a verificação e é essa versão que tenho no meu celular.

    Se realmente for impossível deixar esse celular mais rápido, penso seriamente em comprar um novo. Alguém quer comprar o meu? R$ 250.

    Abraços e feliz 2013.

    Willian

    ResponderExcluir
  13. como atualizar a camera dele motorola xt 300 com android

    ResponderExcluir
  14. gente eu fiz a atualizaçao e deu certo vcs tem q ter paciencia e esperar o celular ligar sozinho qdo conectado RSD live ai vcs vao ver q deu certo

    peu

    ResponderExcluir
  15. @peu music

    Obrigado por compartilhar o resultado aqui.

    Abraço !!!

    ResponderExcluir
  16. O meu celular deu erro apagou e não liga mais sabe o q fazer?

    ResponderExcluir
  17. seu filha de uma puta do caralho quando for postar alguma pelo menos postar uma coisa q de certo fiz essa merda e meu celular nao q ligar mais de jeito nenhum filho de rapariga !!!

    ResponderExcluir
  18. como faço para arrumar ? se alguem tive alguma dica me ajuda ai por favor !

    ResponderExcluir
  19. To com medo de fazer agora dps que li tudo isso >.<

    ResponderExcluir
  20. Até agora deu tudo certo sem nenhum erro, esta atualizando agora, depois que terminar a atualização eu vou postar aqui a diferença que fez...
    e tomara que não aconteça nada de ruim com ele hehehe :)

    ResponderExcluir
  21. deu tudo certo pessoal! notei que o celular não demorou muito para ligar :D Recomendo que fassem! e tenha calma... hehehe :)

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  22. a minha versão é a que aparece na imagem e agora,o que faço?

    ResponderExcluir
  23. o meu deu tudo certo, mas não achei melhoras. (:
    fiz manualmente.

    ResponderExcluir
  24. meu cel nao quer ligar e agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
  25. Deu Certoo Rapaz!, E ficou Muito mais rápido,
    Lembrando Pessoal, conferem a versao do celular de voces antes de atualizar.

    ResponderExcluir
  26. fiz tudo certo so nao vi melhoras ;s

    ResponderExcluir
  27. @Rafael Nardony
    vc poderia me dizer quanto custou a sua manutenção na troca da placa lógica???

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. QUEIMOU MEU CELULAR! (ele não quer ligar)
    SUGIRO QUE EXCLUA ESSE POST PARA EVITAR QUE ISSO OCORRA COM OUTRAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  30. caro amigo espero que DEUS perdoe os seus pecado, sabe eu ia te xingar mas resolvi pedir a DEUS que te perdoe porque voce é filho de DEUS tambem e ele nao que voce se perca, que DEUS coloque um pouco de temor em seu coração e que voce possa reparar um pouco dos erros que esta cometendo com seus semelhantes, corrija logo começando por este tutorial mentiroso que fez dando milhares de prejuízo para os seus semelhantes. Isto que vc esta ensinado faz estragar o aparelho das pessoas. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  31. Bom galera a muito tempo me aventuro em atualizações de aparelhos com android, apenas uma recomendação que não foi dada e no caso e fundamental seria fazer fazer um wipe da cache do aparelho e apos isso fazer um master reset e um reboot do aparelho ja conectado ao rds lite com a respectiva room feito isso ai e ter paciência e nao desconectar o cabo em momento algum pois o celular deverá reiniciar por duas vezes../
    Obrigado espero poder ter ajudado..

    ResponderExcluir
  32. é liberado para todas as operadoras?

    ResponderExcluir

Postar um comentário