Qual a diferença entre smartphone e celular?

Muitos usuários de compram aparelhos celulares ou Smartphone sem muito saber de suas principais diferença entre eles. De acordo com o usuário, a definição entre os dois é bastante tênue, causando confusão. Para esclarecer à dúvida do internauta, a reportagem conversou com representantes de dois dos principais fabricantes de celulares e smartphones do país, a Samsung e a Nokia.

Smartphones 
Segundo a Samsung, o que estabelece a principal diferença entre os aparelhos é sua funcionalidade. Os smartphones da companhia, diz o departamento de marketing, possuem sistema operacional robusto (no caso, o Android) e rodam aplicativos. Esses telefones geralmente têm a capacidade de receber sinal Wi-Fi e 3G, o que torna a navegabilidade mais fluída e proporciona uma melhor experiência de navegação na internet para o usuário.

Smartphones estão mais para computadores do que para celulares. “Eles possuem funcionalidades como câmeras com qualidade superior aos celulares comuns, contam com tocadores de música de ponta e sistema de GPS com navegação guiada por voz”.

“Os smartphones têm uma enorme capacidade de armazenamento de dados, seja no próprio aparelho ou na nuvem, e tecnologias avançadas de conexão em alta velocidade, como acesso às redes 3G e Wi-Fi”, completa.


Celulares
Celulares comuns, por sua vez, contam com recursos bastante espartanos. De acordo com o departamento de marketing da Samsung, esses telefones possuem basicamente função de voz (em chamadas telefônicas), envio e recebimento de SMS, acesso àinternet por WAP e alguns outros poucos atributos.

Segundo o departamento de produtos da Nokia, as funções dos celulares comuns devem aumentar em um futuro próximo.“Ano após ano, a diferença entre smartphones e aparelhos celulares vem se tornando cada vez mais tênue”, aponta Fernanda. “Além disso, os aparelhos possuem características como teclado QWERTY e suporte a dois chips.”


Comentários