10 Aplicativos Essenciais Para Android


Bom, mas a principal diversão dos tablets está em seus aplicativos (a razão desse artigo), e nisso a Android Market , loja de aplicativos da Google, não deixa nada a desejar. São inúmeras as opções, de jogos a ferramentas de trabalho, tem de tudo. No início, quando a tecnologia aportou no Brasil, eles ficavam devendo no acervo gratuito, mas hoje em dia possuem mais do que você vai dar conta de conhecer, e mesmo os aplicativos pagos não apresentam valores abusivos, é tranquilo adquirir. Certeza que ao comprar seu tablet você vai pensar como eu e negar-se a pagar por qualquer aplicativo, contentando-se com a infinita gama de frees. Meu amigo te garanto que isso passa. Com o tempo a gente começa a perceber que existem aqueles aplicativos que de fato valem o investimento.
A seguir, uma lista de 10 aplicativos nerds essenciais (e por acaso, gratuitos) para seu Android!
SIMPLE COMIC VIEWER
Óbvio que a lista começa com um leitor de quadrinhos. Antes de dormir é uma delicia pegar o tablet, apagar a luz e ficar lendo até pegar no sono. Uma maravilha. A luz do tablet não é incômoda e a leitura flui numa boa, pois o aparelho é de fácil manuseio. Para nós, colecionadores de quadrinhos de longa data, sem dúvida a versão impressa é insubstituível, mas preciso admitir que segurar um tablet é melhor do que uma revista de verdade, permite ficar deitado numa posição mais confortável.
Simple Comic Viewer lê arquivos CBR e CBZ (os mais clássicos de scan, se não funcionar em um formato basta renomear para o outro), possui uma interface bonita e agradável e não trava (encontrei vários outros leitores que trocavam de página uns 3 segundos depois do meu movimento, horrível). Ele conta com diversos recursos, como leitura no padrão ocidental e oriental, marcação de páginas, exibição de thumbnails (mais fácil de encontrar determinada revista na sua biblioteca), ajuste de brilho e contraste da tela e outros. Garanto que baixei vários aplicativos e que esse é insuperável. Seu único problema é não abrir PDF, mas tudo bem.
MY MOVIES
Aplicativo fundamental para colecionadores de DVDs e Blu-rays! Trata-se de um maravilhoso catalogador de coleção; ele simula uma prateleira e exibe a capa de todos os seus filmes na ordem que você preferir (alfabética, lançamento, favoritos…). Os títulos podem ser adicionados digitando seu nome na busca ou com leitor de código de barras, que funcionou em 90% dos meus DVDs (aponte a câmera do tablet para o código e lá está o filme, geralmente na mesma exata capa que o seu). O banco de dados do My Movies é imenso, basta clicar em qualquer título da coleção para ver todas as suas informações: sinopse, elenco, diretor, duração, gênero, quantidade de discos, faixas de áudio, legendas, estúdio, tudo! Vem inclusive acompanhado de seu link para o IMDb , é sensacional! Esse foi um dos aplicativos que tive que comprar, pois a versão free suporta apenas 50 filmes, enquanto que a paga é ilimitada. Compensa o preço de oito reais e pouco.
ALDIKO
Aplicativo para leitura de e-books. É o melhor da categoria, sua biblioteca pode ser visualizada na forma de lista ou organizada em uma prateleira, sendo que as duas formas são muito bonitas, mostrando a capa dos livros. Assim como o leitor de HQs que indiquei, esse também conta com vários recursos que facilitam sua vida: busca por palavra chave, dicionário que pesquisa o significado da palavra selecionada no Google, seleção e compartilhamento de trechos do livro em redes sociais, adicionar marcação, pular direto pra página que quiser, etc. Com o Aldiko você poder ler e-books comprados (diversas lojas no Brasil já comercializam versões digitais de alguns livros, como a Saraiva, e o próprio aplicativo tem uma lista de sites de compra recomendados – todos em inglês) ou então baixar gratuitamente obras em domínio público (tenho vários do Lovecraft, H. G. Wells, Edgar Allan Poe e outros). Os formatos de leitura suportados são PDF e DOCX, portanto eu também consigo ler quadrinhos em PDF com ele, embora deixe o aplicativo meio lento.
PULSE
O melhor aplicativo para leitura de seus feeds. Sua interface é belíssima, os sites ficam dispostos em fileiras e cada post ocupa um quadrado. Vá rolando as fileiras para abrir postagens mais antigas e clique nos quadrados para expandir o artigo ou notícia e lê-lo. Funcional, bonito e simples. Ao instalar o Pulse, ele virá com sua própria lista de feeds de sites norte-americanos e você terá que configurá-lo para integrá-lo com sua conta do Google Reader ou outro agregador de conteúdo, é rapidinho. Dá para adicionar quantos sites quiser e organizar tudo por páginas e categorias. Já comece pelos feeds do PN,clique aqui ou ali do lado, no banner “conteúdo feed RSS”.
MX VIDEOPLAYER
De todos os players de vídeos que encontrei na Android Market esse foi o que mais gostei. Em sua interface inicial é exibida a lista de filmes em seu HD ou SD Card, podem ser reproduzidos os principais formatos de arquivos de vídeo, como AVI e RMVB. O aplicativo identifica todo tipo de legendas e permite a mudança de faixas de áudio, caso o filme possuir mais de uma opção, além de oferecer diversos recursos de configuração, como formatos de tela, tipo de som, brilho e contraste, agrupamento de pastas, dentre outros. Em sua atualização mais recente disponibilizaram um botão de cadeado para travar a exibição do filme, de modo que se você tocar sem querer na tela não acontece nada (antes uma leve encostadinha pausava o vídeo ou acionava outro comando do Android, era um problema). O menu é inteiramente em português e bem intuitivo de usar.
FINANÇAS
Não sei quanto a vocês, mas eu controlo muito bem o meu dinheiro. Antes, anotava todos os gastos e receitas em uma agenda, agora, aposentei a caneta e papel e troquei por esse aplicativo, o melhor para esse tipo de tarefa. Baixei três antes de encontrar o Finanças Pessoais, que ganhou de lavada de todos os outros. Ele dispõe de uma infinidade de ferramentas para ajudá-lo no controle de seus gastos e investimentos. Dá pra ter uma visão geral de todo o dinheiro utilizado, em todos os meses do ano, sempre com foco no atual. São registradas contas à vista e parceladas, que podem ser organizadas por categorias e por fontes de capital (carteira, conta corrente e poupança), até mesmo são gerados relatórios informando a porcentagem de tudo que você mais consumiu ou recebeu (com ele descobri que, em três meses, 13% da minha renda foi para quadrinhos, putz). Obrigatório.
SOUND HOUND
Sabe quando você está assistindo aquele episódio de sua série de TV favorita e no final toca uma música excelente que até então lhe era desconhecida, e aí bate aquela vontade de adquirir o MP3 e você precisa ficar caçando o nome dela nos créditos? Certeza que já passou por isso, certo? Bom, pelo menos comigo acontece direto! O Sound Hound veio justamente para resolver situações como essa. Rode o aplicativo e aproxime a saída de som de seu tablet para ouvir a música e pronto, ele a identifica em questão de segundos. Comigo nunca falhou! O aplicativo informa nome da música, da banda ou artista, nome e capa do álbum e, o principal, gera links de clipes no Youtube para você se certificar de que é mesmo a música que buscava. Além disso, em sua home ficam disponíveis os clipes das músicas mais procuradas pelos usuários, dá pra achar boas dicas sonoras por lá.
TEAM VIEWER
Aplicativo para acessar e controlar seu computador através do tablet. Basta que os dois estejam ligados e conectados na internet para funcionar, independente da distância. Com o Team Viewer, consigo usar meu computador de casa quando estou no trabalho, o que é muito útil quando me esqueço de colocar no pendrive algum arquivo importante. É possível abrir todos os programas instalados na máquina (embora não com a mesma velocidade), mas em compensação sem o recurso livre detouch, é preciso guiar a seta do mouse com o dedo (meio chato, confesso). Tudo que for feito no tablet, imediatamente acontece no PC, praticamente em tempo real. Claro que o aplicativo precisa estar instalado nos dois equipamentos, mas isso é tranquilo, dá pra baixar gratuitamente na internet. Quando instalar na sua máquina, configure com suas preferências (bem fácil), defina uma senha de acesso e pronto, seu computador vai estar com você o tempo inteiro. Existe uma versão paga com mais recursos, mas eu uso a free.
TUNE IN RADIO
Esse é para os viciados em música! Aplicativo em que você pode sintonizar rádios do mundo inteiro, a lista ultrapassa 50 mil. E sem essa de ficar perdido com tantas opções, o esquema de filtragem do seu estilo musical favorito é muito simples, com apenas poucos toques você já está ouvindo uma emissora do seu gosto, incluindo as de sua cidade. Eu já adicionei dezenas de rádios de Rock, Jazz e Blues nos meus favoritos (a maioria de fora do Brasil), assim basta ir direto à minha lista, selecionar uma delas e curtir. O bom é que são fornecidos nome e capa do álbum de praticamente todas as músicas exibidas. Além disso, o aplicativo é inteligente e consegue te recomendar diversas rádios, baseando-se naquelas que você mais escuta. Também dá pra ouvir podcasts da internet, embora nem todos estejam disponíveis no banco de dados do Tune In (o Pipoca e Nanquim, por exemplo, ainda não está). Aproveitem para adicionar a Uniara FM 100,1 de Araraquara, onde passa nosso programa!
FRUIT NINJA
Não poderia terminar essa lista sem indicar um game viciante que não fosse o Angry Birds. Nesse jogo, seu dedo se transforma em uma espada. Realizando movimentos na tela você tem que cortar o maior número possível de frutas arremessadas no ar, com cuidado para não acertar as bombas que sobem junto com elas. Dito assim pode parecer chato, de tão simples, mas é muito legal! Você se sente o Samurai X (haha), quanto mais frutas cortar de uma vez, em combos precisos, mais pontos você faz e mais chances tem de receber frutas especiais que causam determinados efeitos na tela e multiplicam seus números. Existem uns seis modos de jogo, mas indiscutivelmente o melhor deles é o Arcada, mais rápido, desafiador e com contagem regressiva. Meu recorde nesse modo é de 655 pontos, apenas 100 a mais que minha namorada (a gente compete e ele garante que vai me passar). Embora não seja muito relevante, cabe dizer que podem ser destravados diferentes fundos de tela e brilhos de corte da espada, que vão personalizando o game.

Comentários