quarta-feira, 2 de maio de 2012

Como Rotear Celular Android


Escrito por às 12:16

Há pontos no Android que só é possível ter acesso ao realizar o processo de Root. Então realizei o processo e vou falar o que é root, e para quem não sabe exatamente vou informar do que se trata.
Não tinha visto uma necessidade de realizar o processo de Root no meu Galaxy S2. Primeiro porquê não sabia exatamente o que era e para que servia.
Mas quanto mais você conhece um sistema, mais você quer tirar proveito dele e é por isso que fiz o processo no meu aparelho.
O Android OS é baseado no kernel do Linux, no caso, possui a mesma estrutura em relação a usuários. Os usuários do Linux não tem acesso à todas as pastas do sistema.
Caso esteja prepararo para fazer um ROOT em seu aparelho veja o artigo que explica como usar o Como Usar o UnlockRoot para saber mais detalhes.
Para efetuar ações mais avançadas, como excluir determinados programas, instalar novos programas e acessar configurações extras do seu aparelho, é necessário possuir permissão de Super Usuário, o que chamamos de Root.
Habilitar o Super Usuário de um Android não será igual em todos os aparelho. Depende da versão do Android, da versão da firmware, entre outros.
Para qual motivo fazer então?
Muitos aplicativos necessitam de permissões do Super Usuário para funcionarem. Exemplos do que é possível ou utilizar ao fazer com acesso a Root:
  • Programas de backup
  • Programas para fazer alterações no clock do Android.
  • Usar programas para limpar o CACHE dos programas
  • Modificar o Gerenciamento da Memória do Android
  • WI-FI Tether - Compartilhe a internet (Edge/HSPDA/3G) via Wi-fi com outros dispositivos
  • Remover inutilidades ou programas desnecessários.
Instalar novas ROMS
Essa função aqui é uma das melhores entre as que podemos fazer com acesso a Root.
No sistema Symbian os usuários conhecem as chamadas CFW, que nada mais é do que uma Firmware modificada trazendo muitos benefícios não encontrados no sistema original. No Android os usuários chamam essas versões customizadas de ROM.
No sistema Android a quantidade de firmware customizadas ROM é enorme! Mas para utilizar nos nossos aparelhos precisamos ter acesso total ao sistema, por isso o ROOT.
Parece legal, mas com isso posso perder a garantia do aparelho?
É um ponto que logo me perguntei e no qual achei muitas respostas com pontos de vista diferentes.
Isto é uma questão bem complicada, o Android é um sistema operacional aberto, então na teoria você pagou por ele indiretamente, portanto você pode fazer o que quiser.
Porém ao comprar o aparelho você está sujeito as regras dos termos de uso. Ao usar certas funções somente permitidas ao usuário root, você pode acabar danificando fisicamente seu aparelho, o que certamente irá invalidar a garantia como se fosse um “mau uso” do produto.
Portanto nesse ponto vou apontar que esse processo de ROOT nos aparelhos Android pode SIM invalidar sua garantia. Então caso você for fazer algum processo deste tipo fique ciente de que pode ter problemas nesse ponto.
Acredito que aqui já estamos bem entendidos do que se trata e se é necessário fazer ou não. Com esse passo informado vou poder apontar a partir de hoje muitos benefícios que só é possível com acesso ao ROOT!Nos próximos posts você verá muitas dessas ROMS customizadas aqui no blog!
Aqui vejo muitos usuários com um bom conhecimento nesse ponto, então peço para que qualquer ponto que aqui foi citado esteja errado ou que falte neste post, que me informe pois será de grande valia
Entre tudo que foi dito a minha maior dúvida é sobre a perda de garantia! Perde ou NÃO ? Como fiquei na dúvida, e por se tratar de algo importante sobre o aparelho vou apontar que SIM, perde a garantia!

Sobre Autor Dario Silva

Um seguidor fiel do sistema Android, que busca compartilhar o seus conhecimentos sobre o sistema através desse site. Como profissão de Instrutor de Informática e Webdesign sempre procuro um espaço para me dedicar ao conhecimento sobre o assunto.

1 comentários:

  1. olá amigo, tenho um aparelho modelo n7000 da china sistema android 4.0.3, dá para fazer o root? pois preciso instalar um programa para agilizar o satélite do gps, mas o aparelho tem que estar roteado para funcionar.

    ResponderExcluir