[Update] Atualização Do Motorola Defy Para o Android 2.3 Gingerbread


O super resistente Motorola Defy é um dos aparelhos prediletos dos usuários do sistema operacional Android.

Mas como a versão desbloqueada vem com o Android 2.1 Eclair a equipe do Superdicas deu um jeito de colocar o Android 2.3 Gingerbread (Cyanogen 7) no Smartphone mais resistente do mercado.
Neste avançado tutorial a equipe do Superdicas ensina como colocar a rom customizada CyanogenMod 7 no aparelho Motorola Defy.



Além disso, faremos mais para frente um tutorial explicando como fazer um Overclock (aumentar a velocidade de processamento) no processador do Motorola Defy, desta forma melhorando ainda mais o desempenho deste excelente aparelho.

Bom, antes vamos as recomendações:

Em primeiro lugar a equipe do Superdicas não se responsabiliza por quaisquer danos que o processo ensinado aqui possa causar no seu aparelho, lembrando que o processo é reversível, mas o processo de instalação de uma nova rom invalida a garantia do aparelho.
Todos os dados do aparelho serão apagados durante o processo, se quiser guardar seu conteúdo faça um backup. Então faça por sua conta e risco!

Para começar certifique-se que seu Motorola Defy esteja com a bateria totalmente carregada e com o Sim card (chip) e cartão de memória inserido.
Clique nos links abaixo para fazer download dos programas necessários para realizar o tutorial:



Guarde todos esses programas em uma pasta para não se perder durante a instalação.




Preparado? Então mãos a obra!

1- Instale os Drivers da Motorola.


2- Instale o programa RSD Lite 4.9. 


3- Agora desligue o Motorola Defy e ligue com o botão de volume para baixo pressionado, quando aparecer a tela preta doBootloader plug o aparelho por cabo USB no computador e aguarde o RSD Lite reconhecer o produto.


4- Com o aparelho reconhecido, configure o RSD Lite 4.9 com a SBF 3.43 que baixamos no inicio do tutorial descompacte o arquivo, direcione no RSD Lite e click em "Start" como nas imagens abaixo. 




Após reiniciar o aparelho com a nova SBF instalada, vamos preparar o aparelho para liberar o acesso Root. 

1- No seu aparelho toque em "Menu > Config. > Aplicativos > Desenvolvimento" e marque a caixa de dialogo "Depuração USB".

    

2- Abra a pasta do programa SuperOneClick que baixamos anteriormente e de um duplo click no unico arquivo .EXE da pasta. 


3- Plugue o Motorola Defy no modo de "Depuração USB" e aguarde o programa reconhecer o aparelho, após reconhecer click em "Root". Aguarde até a mensagem de "Sucesso", em seguida o aparelho irá reiniciar já com o aplicativo "Superusuario" instalado. 



Ao final o programa irá perguntar se você quer fazer um teste, não tem necessidade de fazer, é opcional.

Em seguida o aparelho já está com o acesso Root liberado e com o programa Superusuário Instalado.

Preparação para instalação da Rom 
1- Agora plug o seu Motorola Defy no computador no modo USB (como pendrive) e coloque os seguintes arquivos no seu cartão de memória (na raiz mesmo):
SndlnitDefy_version2.apk
Rom Cyanogen 7 (beta)
Google apks
Android Market apk
Câmera Fix

Obs. Os arquivos devem ser colocados da mesma forma que foram baixados, os que estiverem compactados permanecem compactados.



2- Desconecte o aparelho do computador, abra o aplicativo “Arquivos” do Motorola Defy e localize o aplicativo “SndlnitDefy_version2.apk” toque em cima dele para instalar.

O celular pode pedir duas coisas:
Primeiro: Para instalar o aplicativo pode ser necessário marcar a opção "Config. > Aplicativos > Fontes desconhecidas".
Segundo: Como o aplicativo requer acesso Root, o aplicativo Superusuario perguntará se deseja permitir o aplicativo. Toque em "Permitir" para continuar. 

     


6 - Em seguida abra o aplicativo e toque na primeira opção “Install 2ndLnit Recovery”.

Preste atenção no aparelho, um led de luz na parte superior a esquerda do aparelho ficará “vermelho” em seguida ficará “Verde” e o aplicativo mostrará uma mensagem de sucesso.



5- Agora desligue o aparelho e ligue de novo, ATENÇÃO, O MESMO LED ACENDERÁ NA COR AZUL, QUANDO ELE ACENDER APERTE A TECLA VOLUME PARA BAIXO.

6- O Motorola Defy entrará no Bootloader, use as teclas de volume clicando para baixo até a opção “Open Recovery” e clique no botão de "ligar" para selecionar a opção.
Desta forma o Defy entrará na Clockwork Recovery, foi para isso que instalamos o aplicativo anterior.

    

Agora usando as teclas de volume para movimentar, desça até a opção "Install Zip from SDcard" , use o botão de "Ligar" para selecionar, da mesma forma escolha e selecione a opção "Choose install from zip SDcard", navegue até a opção "Update.cyanogen beta 3" use o botão de ligar para selecionar.
Obs. Na maioria das opções aparecerá um menu com varias opções "No" e apenas uma opção de "Yes" selecione sempre a opção de "yes".

    

Agora você já está com o Android 2.3 Cyanogen instalado, aperte o botão "Ligar" escolha a opção "Reiniciar" em seguida a opção "Bootloader".
Fique atento quando o "Led azul" acender aperte o botão volume para baixo e entre na Clockwork novamente.
Em seguida repita o processo que você fez para instalar a rom, só que com os arquivos:
Google apks

Reinicie para a Clockwork e repita o processo com o arquivo:
Market

Reinicie para a Clockwork e repita o processo com o arquivo:
Camarera fix 

    

Caso você tenha algum problema e queira voltar para a sua Rom original, baixe no site dos nossos amigos do EuAndroid a sua Rom original e refaça o procedimento do RSD Lite.
Se após o procedimento do RSD Lite o aparelho não sair da tela de Boot, tire a bateria entre no modo Recovery e faça um Wipe reset e depois reinicie o aparelho.


Comentários

  1. O link do RSD Lite 4.9 tá igual aos drivers Motorola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve algum link que vc tentou abaixar e tava quebrado?

      Excluir
  2. Após instalar o Android 2.3 Cyanogen, as opções no menu mudaram, não tem mais "Open Recovery"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por postar aqui seus teste... Um outro amigo meus testou e ele disse estava td ok.

      Valew...

      Excluir
  3. Market e CameraFix deram erro, informando que estão deprecated.

    ResponderExcluir
  4. Considerando os problemas que eu tive (ficou travado no boot com o robozinho e a seta girando e tive que fazer o wipe reset), funcionou like a charm :)

    ResponderExcluir
  5. Não está funcionando a internet. Tentei trocar o baseband para o meu (Claro) para testar se funciona.

    ResponderExcluir
  6. Tem um aplicativo no menu (DEFY BASEBAND) que eu tive que escolher o Claro 6.x.

    Nisso funcionou meu 3G. Não encontrei o Market / Google Play.

    ResponderExcluir
  7. Estarei procurando por novos firmware desse modelo de celular vou fazer uma nova postagem e colocarei aqui para vcs.

    Só peso paciência pois muitos tutoriais tenho que traduzir e testar, infelizmente alguns modelos de celulares não possuo e preciso de ajuda de outros amigos e conhecidos para me ajudar a testar.

    Quem quiser me ajudar faz que nem nosso amigo Diego, que postou e comentou do seu teste em ksa. Falew amigo...

    ResponderExcluir
  8. o RSD Lite 4.9 e Motorola Drivers são a mesma coisa,o nome do arquivo é "USB_Drivers_bit_4.7.1 (3).zip", ja rebaixei para ter certeza e deu a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem, preciso de ajuda
    Quando executei o 3.4.3 no Defy, no final do procedimento apareceu no resulte "PASS" e o celular não ligou, o que eu faço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário