Como Atulializar Galaxy 5 i5500B

O Samsung Galaxy 5 i5500B é talvez o modelo de Android com menor preço no Brasil e talvez por isso o mais comentado naquele meu artigo que orienta a escolha e a compra de um Android barato. Estando oficialmente no versão 2.2 do sistema, o modelo entrega boa funcionalidade de um smartphone para quem não quer gastar. Por outro lado, podemos instalar o Android 2.3.7 (Gingerbread) no Galaxy 5 i5500B usando um ótimo port do CyanogenMod 7.
Tive de instalar o CyanogemMOD 7, pasmem, no Samsung Galaxy 5 i5500B do meu pai. “Mas o que o seu pai faz com uma ROM alternativa pra nerds no smartphone dele?” É que as ROMs da Samsung têm um bug chato que afeta o funcionamento do Bluetooth. Se você usa Bluetooth para conectar o Android ao sistema de áudio do carro (ou qualquer dispositivo de áudio), as ROMs da Samsung não refazem a conexão automaticamente. Você precisa ir até as configurações do Android para refazer a conexão com o sistema Bluetooth toda vez que entra no carro. Insuportável. O CyanogenMOD 7, além de colocar o atualíssimo Android 2.3.7 (Gingerbread) no Galaxy 5 i5500B, de quebra resolveu o problema e a experiência me permitiu vir aqui ensinar como faz.

Faça o download de todos os arquivos necessários

Antes de proceder para a instalação, verifique se o seu Galaxy 5 está com a bateria bem carregada. A perda de carga durante algumas das etapas a seguir poderá inutilizar o seu smartphone. Convém tomar cuidado.

Instale o ClockworkMod Recovery no Galaxy 5

Para instalar qualquer ROM alternativa é preciso ter no smartphone um menu de recuperação que permita esse procedimento. O mais famoso e muito provavelmente o melhor deles é o ClockworkMod, que vamos instalar no Galaxy 5 antes de qualquer coisa.
Você precisará do Odin Multi Downloader, do arquivo Europa_V1.0.ops e do próprio arquivo .TAR do ClockworkMod a ser instalado no Galaxy 5, além de ter o smartphone colocado em modo de download.
  • Coloque o Galaxy 5 em modo de download – com o aparelho desligado, pressione e segure o botão de reduzir o volume (vol. down) juntamente com o botão central de select e o power. Mantenha os 3 pressionados até ver uma tela com um androidinho num triângulo amarelo operando uma pá. As imagens abaixo poderão ajudar.
galaxy 5 Downloading1Downloading2
  • Execute o Odin Multidownloader no seu computador e em seguida conecte o Galaxy 5, que deverá estar em modo de download, à USB para que ele seja reconhecido pelo Windows e pelo software. Na tela do Odin, marque as 3 opções “One Package”, “Auto Reboot” e “Protect OPS”.
  • Em “Select OPS” você deverá escolher o arquivo “EUROPA_v1.0.ops” e em “One Package” escolha o arquivo “ClockworkMod-Galaxy5-v0.5.TAR” que você possui. Com isso pronto, basta conferir com cuidado se as opções estão corretas e clicar em “Start”. Aguarde a conclusão da instalação e o Galaxy 5 será reiniciado.
Odin3
Agora é necessário instalar a BASEBAND para que os rádios do aparelho funcionem no Brasil e você deverá fazê-lo mediante um procedimento igual ao explicado acima, mas com o arquivoAMSS-I5500BVJJP7.tar que se encontra dentro do arquivo compactado que você baixou para a Baseband. Use-o no campo “One Package” repetindo todas as outras etapas do procedimento acima e clique em Start novamente.

Instalando CyanogenMod 7 com Android 2.3.7 no Galaxy 5

Após realizar a etapa anterior você deverá ligar o seu Galaxy 5 normalmente e colocar os arquivos que contém o CyanogemMod 7 e os Google Apps no cartão SD que está no sei aparelho.
Para instalar finalmente o sistema, você precisa reiniciar o seu Galaxy 5 no menu de recuperação e aqui vem a parte mais chata do processo, tendo em vista que esse aparelho não possui uma combinação de teclas que leve a esse menu. Você deverá, para isso, usar o ADB Shell e precisará ter instalado o “Android SDK” no seu computador.
  • Instale o Android SDK
  • No Android, vá até “Configurações/Aplicativos/Desenvolvimento” e marque a opção “Depuração USB” para que o aparelho responda a comandos vindos do ADB Shell.
  • Conecte seu Galaxy 5 à USB e confira a barra de notificações do Android para checar se a depuração USB está ativada.
  • Usando o prompt de comando, vá até “C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\platform-tools>” e lá execute o comando “adb reboot recovery” para fazer com que o seu Galaxy 5 vá para o menu de recuperação do ClockworkMod
  • No menu de recuperação, você usará os botões laterais de volume para navegar pelas opções e o select central para executar os comandos.
  • Antes de qualquer coisa, você precisa usar a função “Wipe data/factory reset”, que irá apagar todos os seus dados e apps instalados, mas é uma etapa necessária;
  • Agora vá até “Install Zip from SD Card” e sem seguida escolha a opção “Choose ZIP from SD Card”
  • Vá até o arquivo .ZIP do CyanogenMod 7, aperte o “select” para selecionar e instalar a ROM e aguarde o término da instalação
  • Repita o procedimento com o arquivo dos Google Apps “gapps…”, pois se você não instalá-los terá um Android sem Market, sem GMail, sem nada
  • Concluidos esses dois procecimentos use a opção “Reboot system now” no menu principal e o seu Galaxy 5 irá iniciar no Android 2.3.7 super otimizado do CyanogenMod 7.

ATENÇÃO

O procedimento acima descrito foi testado com sucesso não só por mim quanto por inúmeros outros usuários, no entanto, todo processo de instalação de ROMs oferece riscos que podem inclusive inutilizar o seu smartphone. Esteja ciente disso, tome todas as precauções e esteja atento a cada etapa. Não me responsabilizo por danos causados aos aparelhos por esse tipo de prática. Você está por sua conta e risco.
ATENÇÃO – POSSÍVEIS PROBLEMAS

O menu surgido quando você segura o botão “Power” nessa ROM mostra uma opção de reiniciar no bootloader. Realmente não sei porque raios os caras do Mad Team incluíram essa droga aí. Alguns usuários tocaram nessa opção e ficaram com problemas para reiniciar o Galaxy 5. Para contornar a situação, recomendo ligar o celular à USB e usar o comando “adb reboot” de maneira semelhante ao que você fez para ir para o recovery durante a instalação.
Esse tutorial foi testado e o Galaxy 5 em que instalei o Cyanogen Mod 7 está em uso há vários dias sem apresentar qualquer problema. Vários leitores também instalaram e não relataram qualquer problema. Se você tentou fazer e o seu Galaxy 5 não consegue mais iniciar o Android após instalado o CM7, muito provavelmente você esqueceu de realizar o “Wipe Data/Factory Reset” durante a instalação. Tente ir ao recovery e fazer isso para ver se resolve.

Comentários