Como Fazer Backup do Sistema Android com ROM Manager


Muitos amigos e visitantes do blog, perguntam depois de atualizado o sistema se tem como voltar para a versão anterior, ou recuperar os dados perdidos. Bom a resposta é sempre a mesma; "se você fez o Backup tem como sim". Agora com o ROM Manager você pode fazer suas atualizações sem problemas ou medo de algo de errado e queira voltar com o ROM que estava anteriormente ou com a versão anterior instalada no seu aparelho celular.

Este aplicativo Android é uma ferramenta de sistema e permite fazer backups completos do ROM do seu Android.


Este só funciona em equipamentos Android com Root.

Há várias razões para fazer um backup da Rom, o mais usual é para instalar uma nova Rom, oficial ou não e assim podemos repor o nosso equipamento como estava no momento anterior ao Backup.

Devemos lembrar que este tipo de procedimento implica sempre risco. Estas informações servem como guia e quem o usar será por sua conta e risco.

Desenvolvido pelo criador do Clockworkmod e da aplicação DeskSMS , apresentamos a aplicação ROM Manager , que agrupa todos os métodos necessários para a alteração da ROM, instala o Recovery, efetua o Backup da ROM atual como um Download/Instalação da nova ROM, sendo um excelente aplicativo recomendada para todos aqueles que pretendem tirar um maior partido do seu Android.

Neste tutorial iremos abordar as seguintes etapas: Alteração do Recovery que permitirá o backup e alteração da ROM, download de uma nova ROM e por último, a sua instalação.



Todas as operações aquando a utilização do ROM Manager deve ser feita com uma ligação a Internet ativa (Wireless vivamente recomendado).


Para a utilização do ROM Manager, é necessário que o equipamento esteja com Root feito e o Super User (Su) instalado e a funcionar. 


Abaixe no Google Play versão Free (ou se preferir abaixe por aqui versão Premium) e efetua a instalação do ROM Manager, como qualquer outra aplicativo.


Após a instalação concluída, abrimos então o aplicativo, sendo então apresentado o menu inicial.



O próximo passo será instalar um Recovery alternativo, neste caso o Clockworkmod, que servirá para todo o processo de alteração da ROM. Sendo assim, escolhemos a primeira opção “Flash Clockworkmod Recovery” , sendo de seguida mostrada a mensagem indicativa do modelo do equipamento: “ZTE Blade”,sendo solicitada permissão ROOT,que devemos conceder. Após essa permissão aguardados e será instalado o Clockworkmod Recovery.


Com a instalação do Clockworkmod Recovery concluída e antes da alteração da ROM, é recomendado efetuar um backup da atual, para caso algo corra errado ou não gostarmos da nova ROM, podemos regressar a antiga (funcional). Para isso escolhemos então a opção “Backup Current ROM” e o nome da pasta que será armazenado o conteúdo (no cartão SD).


Após isso o equipamento será reiniciado e o backup será efetuado. Após esse processo, o aparelho irá voltar a iniciar no sistema Android.

Voltando ao ROM Manager, vamos instalar a nossa Custom ROM. Podemos escolher de entre as várias disponíveis no blogue e ou utilizamos a opção “Download ROM” no ROM Manager. Caso seja feita a primeira escolha, efetuamos o download da mesma para o PC, fazemos a transferência para o SD Card utilizando o cabo USB e escolhemos a opção“Install ROM from SD Card”. Caso seja efetuado o Download através do ROM Manager, escolhemos a ROM e será feita a cópia diretamente para o cartão de memória.

Após o ponto anterior temos então o menu de instalação em que devemos escolher as opções conforme imagem.


Após escolhermos OK o equipamento será novamente reiniciado e a instalação da nova ROM será efetuada. Aguardem e após um novo “restart”, temos a nossa Custom ROM instalada.

Para ajudar encontramos na internet um vídeo mostrando o ROM Manager sendo utilizado, caso tenha alguma duvida de uma olhadinha no vídeo.



Se você gostou das informações contidas neste tutorial passo a passo você pode mostrar o seu agradecimento clicando no botão +1, ou Curtir ou em Tweet. Obrigado!


Comentários

  1. eu fiz isso, e na hora que meu smart desligo e ele não ligo mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,

      Tente remover a bateria e espera alguns minutos, e caso isso não de certo, entre no modo recover e tente limpar a cache de seu aparelho.

      Boa Sorte !!!

      Excluir
    2. O meu tambem não ligou, e ja fiz os dois procedimentos ( tirar bateria por alguns minutos; entrar no modo recover.) mas nao entrou no modo recover.. nao acontece nada, ta apagadissimo.

      Excluir
  2. ola, eu instalei o rom manneger V5.0.1.1 free ao fazer “Flash Clockworkmod Recovery” nao aparece o galaxy ace apareceu a seguinte lista:
    commtiva Z71(BOSTON, BLAZE, and more)
    dell streak
    geeksphone
    huawei ascend 1 e 2, U8220/U8230, pulse e pulse mini
    LGE Esteeem 4G, ESteem, revolution 4G
    Micromax A70
    Spice MI700, Commtiva link N700 and more
    nada de samsung
    alguma ajuda agradecia :D

    ResponderExcluir
  3. o meu apago n liga mais oq fazer deseperadoo aki

    ResponderExcluir
  4. Fiz isso ai, mas apagou e não liga mais, me ajudem por favor.

    Meu celular é um Galaxy Mini S5570

    ResponderExcluir
  5. Baixei a versão free no ROM Manager e não aparece na lista o modelo do meu aparelho, seria o caso de adquirir a versão paga? Grato pelas dicas e eventual resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,

      Reamente a versão Free tem limitações, mas em nosso artigo temos o link para versão Pro de uma olhadinha.

      Abraço !!!

      Excluir
  6. Fui fazer esse backup e meu Galaxy ace apagou e não ligar mais. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Eu fui uma mula de fazer isso sem ler a merda dos cometarios. O meu tb nao esta ligando mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém disse mais nada. E ai?! resolveram ou jogaram o aparelho no lixo!?

      Excluir
  8. Ainda bem que li antes fazer qualquer coisa antes! '-'

    ResponderExcluir
  9. Tentei fazer isso, mas além do aplicativo não reconhecer meu celular, quando tento fazer o backup ele entra no modo recorvery...

    ResponderExcluir
  10. O q faço essa atualizaçao apagou tudo e o aparelho na liga mais fica so reniciando! e agora?

    ResponderExcluir
  11. Tentei fazer um backup da minha Rom no Samsung Ace Plus edepois não saiu maisdatela de Recovery, o que eu faço mano?

    ResponderExcluir

Postar um comentário